Como se alistar no Exército – Alistamento Online

Saiba como se alistar no Exército brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, jovens em fase do alistamento poderão fazer o alistamento militar online 2018, o Serviço Militar vai disponibilizar a partir de janeiro 2018 o alistamento pela internet, recurso inovador adotado pelo Exército em Regiões Militares de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás e de outras regiões, para levar comodidade aos jovens que precisam se alistar no Serviço Militar.



Alistamento Online 2018

O Alistamento Militar para pessoas que vão fazer 18 anos em 2018 poderá ser feito online pelo site www.alistamento.eb.mil.br de 01 de janeiro a 30 de junho 2018, podendo ser realizado pelos brasileiros que moram no Brasil e pelos que moram no exterior.

Sobre Alistamento Militar

Alistamento é uma fase importantíssima na vida do homem e todos passam por isso quando chegam aos 18 anos. O Alistamento Militar é obrigatório e serve para recrutar homens maiores de idade para servirem o Exército, Marinha e Aeronáutica. Para dar início, é preciso fazer o cadastro que já é o alistamento e comparecer no local na data marcada. Se for chamado para o processo seletivo geral, vai passar pela avaliação médica, realizar testes e entrevista, que servem para verificar as condições físicas, habilidades e preferências do candidato.

Na etapa da entrevista é que o candidato vai informar em qual área deseja servir, se quer ficar no exército pelo qual todos devem iniciar o treinamento, ou se deseja ir para Marinha ou para Forças Aéreas. Para ser designado para uma dessas áreas é preciso passar por todas as etapas de seleção, seguir os padrões exigidos por cada organização militar, além de contar com a disponibilidade de vagas. Quem fica até o fim pode ir para uma das organizações ou fica incluído no excesso de continente, caso não tenha vaga.




Muitos jovens sonham em entrar para o exército, mas muitos nem chegam a ser chamados, apenas fazem o juramento da bandeira e pegam a reservista. Pode ocorrer por falta de vagas ou por outros fatores, como ser filho único. Tem jovem que torce para ser chamado mas é dispensado e tem outros que nem quer servir e acabam sendo chamado, as vezes é contar com sorte de ser chamado para seleção.

Quando o candidato é escolhido, consta no verso do Certificado de Alistamento Militar a data, hora e local onde deve comparecer para a seleção geral. O local é uma Junta do Serviço Militar e essa deve ser escolhida no momento do alistamento. Se for dispensado vai receber apenas a Reservista, mas para isso deve comparecer no local para uma cerimônia de juramento da bandeira, nesse dia a pessoa pega o certificado de dispensa.

O Alistamento sempre foi feito de forma presencial em todo o país. O jovem ia até a Junta Militar mais próxima de sua residência e se alistava, depois tinha que ficar comparecendo no local na data marcada no formulário e quando cumpria todas as etapas era a hora de saber se foi designado ou dispensado.




A partir de 2018 não vai mais precisar ir até o local, só vai comparecer na regional militar quando for buscar o certificado. Muitas Regionais Militares adotaram essa modalidade, mas ainda têm algumas que não adotaram, essas ainda seguem os padrões do alistamento presencial.

A Regional Militar do Estado de São Paulo aderiu ao Alistamento Online, mas nem todas as Juntas Militares vão fazer alistamento pela internet, que são as das cidades do interior. As unidades militares que têm Alistamento Online são as que ficam em Guarulhos, Cotia, Embu, Taboão da Serra, Itapevi, Itapecerica da Serra, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Juquitiba, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e mais cidades.

Outros estados que têm Alistamento Online 2018 : Alagoas, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará e Amapá.

Alistamento Militar Online 2018

O jovem que for completar 18 anos em qualquer mês em 2018 vão poder acessar o site www.alistamento.eb.mil.br a partir de 01/01/2018 e fazer o alistamento, na opção Alistamento Online Brasil ou Alistamento Online Exterior. O prazo para esses candidatos termina dia 30/06/2018. Se preferir ir até o local para se alistar, entre no link Locais de Alistamento, informe o nome da cidade onde pretende ir que aparece o endereço.

Informações foram publicadas pelo Exército Brasileiro no site : www.eb.mil.br