Enem 2019 Inscrições

Estudantes que vão participar do Enem 2019 já podem fazer inscrição, o Inep publicou o Edital Enem 2019 com as datas importantes do exame, para se inscrever é preciso acessar o site do Inep, onde também já podem ser feitas as justificativas sobre a ausência na edição do ano passado.




O Enem 2019 está com período de inscrições abertas. Nesta edição o cronograma trouxe novidades para o Enem deste ano, como receber inscrições antecipadas para pedido da isenção da taxa, assim como outras mudanças informadas abaixo.

Mudanças do Enem

Todo ano há algum tipo de mudança no Enem, que é uma estratégia do Inep para melhorias no Exame Nacional do Ensino Médio, o qual tem grande importância para moradores do Brasil que utilizam a nota das provas para concorrer vagas em instituição pública ou privada do ensino superior, ou concorrer vagas em outro tipo de processo seletivo.




Uma das mudanças do Enema é data para solicitação da isenção, que desde ano passado acontece em abril. Têm prioridade na isenção da taxa quem estar cursando o 3º ano do ensino médio 2019 em escola da rede pública, quem conseguiu a nota mínima no Encceja 2018, quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por cada morador e quem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua o NIS.

Outra mudança que ocorreu desde o ano passado, que é muito boa para os participantes, é o tempo que vai durar a segunda prova. No segundo domingo de prova em que os participantes vão responder questões de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, vai durar 5 horas.

Em relação a redação, houve outra mudança para edição 2019. Virá junto uma folha rascunho no final do caderno de questões para que o participante possa destacar. A folha serve para rascunho da redação e para cálculos. No ano passado a exigência era : quem fizer prova de redação que desrespeite os Direitos Humanos vai perder 200 pontos na nota. Então, todo ano há mudanças e por isso os participantes precisam ficar atentos para não perderem pontos ou terem a prova cancelada.



Inep recebe inscrição no Enem 2019

Inscrições para egressos do ensino médio e os estudantes do 3º ano do ensino médio que vão fazer prova em 2019 devem ser realizadas nesta página : enem.inep.gov.br para participar do Sisu, Prouni ou Fies 2020 e de estudantes que desejam participar da prova como treineiro do Enem, que serve apenas para autoavaliação e conhecimento da prova.
Documento de Identificação no Enem

Com as novas mudanças no Enem 2018 mais documentos podem ser aceitos no dia a prova. Devem ser aceitos Documento de Identidade expedido por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiro, Carteira de Registro Nacional Migratório, de, Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Reservista; Passaporte e CNH com foto.

Inscrição Enem 2019

Inscrição para o Enem acontece de 06 a 17/05/2019 e para isenção da taxa do Enem acontece de 01 a 10 de abril 2019 nesta página do site enem.inep.gov.br/2019

Último dia para pagamento da taxa de inscrição, no caso dos pagantes, será dia 23/05.

Solicitação no atendimento pelo Nome Social começa dia 20/05 e termina dia 24/05/2019.

Divulgação dos locais da prova será em outubro 2019. Para saber, fique de olho nas publicações do Inep no mesmo site de inscrição do Enem e no Portal portal.inep.gov.br



Provas do Enem – áreas do conhecimento

O Enem é uma prova objetiva que aborda 4 áreas do conhecimento : Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias; além da Redação, a qual deve ser elaborada com 30 linhas, no máximo.

Cada área apresenta 45 questões de alternativa elaboradas com assuntos do ensino médio e do cotidiano. Para responder as questões é preciso ler, interpretar e descartar as perguntas incorretas. Descartando as perguntas incorretas fica mais fácil escolher a alternativa correta.

Primeiro dia de prova – primeiras provas do Enem serão oferecidas dia 03/11 e nesse dia os candidatos vão fazer prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Segundo dia de prova – última etapa de prova do Enem vai ser dia 10/11 e nesse dia os alunos vão fazer prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Gabarito Enem – sai dia 13/11 e resultado Enem 2019 sai em janeiro 2020 em data a ser publicada pelo Inep. Resultado dos treineiros sai em março 2020 e no mesmo mês serão divulgados os espelhos da redação.



One Response