Inscrição Colégio Aplicação 2018 UFPE

Saiba como fazer inscrição no Colégio Aplicação 2018 UFPE para concorrer vagas do ensino fundamental, pais de alunos que estão terminando a última fase do ensino fundamental I que desejam inscrever seus filhos no Colégio para iniciarem o ensino fundamental II em 2018 devem saber quando serão abertas as inscrições para processo seletivo de alunos que vão ingressar nas aulas no ano letivo 2018.




Inscrição Colégio Aplicação 2018

Colégio Aplicação UFPE deve abrir vagas para seleção de alunos que estão matriculados no 5º ano do ensino fundamental e vão ingressar no 6º ano do ensino em 2018, segunda fase do ensino fundamental, desde que tenham no máximo 12 anos completos até 31 de dezembro de 2017 e seu próprio CPF e RG, pois vão precisar dos mesmos para a inscrição.

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco é um colégio que foi fundando para ser um laboratório experimental, mas acabou se tornando muito mais do que isso. Ele é um campo que promove a educação às crianças e jovens por meio do ensino fundamental e médio e ao mesmo tempo um campo experimental nas áreas do ensino fundamental e médio, além de ser um ambiente para estágio dos estudantes de licenciatura.

O colégio de excelência e de alto padrão da UFPE tem capacidade para atender oito turmas do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e seis turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio. O aluno sortudo que conseguir uma das vagas que são bem limitadas, vai ter o privilégio de terminar o ensino básico em uma excelente instituição de administração federal, onde vai obter a educação básica e o conhecimento fundamental para ingresso na sociedade, iniciar a nova fase de sua vida e exercer a sua cidadania.




Para ano letivo 2018, o Colégio Aplicação oferece 60 vagas no ensino fundamental e das vagas ofertadas, 50% é para alunos que estudaram desde o 1º ano do ensino fundamental em escola pública e que ainda estejam em escola pública em 2017, já que as vagas são para alunos que estão para concluir o 5º ano do ensino fundamental em 2017.

Processo seletivo dos participantes

A seleção que vai eliminar e classificar estudantes será feita através de prova com assuntos de língua portuguesa e matemática e pela redação, que deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas. A Redação vale 10 pontos e prova 1 ponto cada questão, que serão 15 de matemática e 15 de português.

O que se avalia na prova de redação – tema proposto, instruções e comandos para elaboração do texto, grafia e acentuação, pontuação, colocação das palavras, concordância, conjunção verbal, coesão e coerência. O candidato que fugir do tema fica com nota zero e com isso será eliminado.

Alunos que ainda vão fazer o ensino fundamental II são crianças e muitas delas podem ter dificuldade de entender todas essas normas impostas para redação. Para isso, o responsável precisa ajudar, orientando quanto as normas e pedir para o aluno ir fazendo textos para ir treinando, ou até mesmo buscar ajuda de quem entende bem do assunto.



Inscrição Colégio Aplicação 2018 UFPE

Inscrição começa dia 09 de agosto no site www.ufpe.br/cap/selecao-de-alunos e termina dia 10 de setembro 2017. Taxa de inscrição pode ser paga até 11 de setembro.

Isenção da taxa pode ser solicitada de 09 a 11 de agosto pelo mesmo site. Depois de preencher o formulário o responsável pelo aluno deve imprimir o mesmo e entregá-lo na secretaria do colégio junto com o comprovante de renda, que pode ser de trabalho formal ou informal e de outras rendas fixas se tiver, e cópia de uma conta de energia do mês de agosto, julho ou junho. Resultado sai dia 22 de agosto no site. Quem tiver o pedido atendido fica isento da taxa, quem não conseguir vai pagar pelo valor de R$ 120,00.

Responsável pelo candidato que escolher vaga do sistema de reserva, que é para alunos egressos de escola pública, precisa levar no colégio o documento escolar que comprove ter feito do 1º ao 5º ano em escola da rede pública de ensino mais a certidão de nascimento ou RG do aluno, de 19 a 21 de setembro. Aluno que estudou e estuda em escola particular deve concorrer vaga de ampla concorrência.

Obs. : caso não seja apresentado o documento que comprove que é estudante de escola pública dentro do prazo estabelecido ou o documento não foi aceito, o aluno passa a concorre vaga de ampla concorrência junto com demais estudantes dessa categoria.

Prova está marcada para dia 29 de outubro e deve ser feita das 09:00 às 13h30. Gabarito sai no mesmo dia depois das 15 horas. Resultado preliminar sai dia 24 de novembro. Quem quiser conferir a folha de resposta e a produção textual deve ir no colégio até dia 27 de novembro das 08:00 às 13:00 e fazer a solicitação.

Matrículas dos alunos classificados de acordo com a quantidade de vagas acontecem de 08 a 12 de janeiro de 2018 diretamente no Colégio Aplicação que fica Avenida da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária.

Antes de fazer a inscrição do seu filho, acesse o edital para conferir todas as informações sobre processo seletivo Colégio de Aplicação do Centro de Educação UFPE.

Edital Seleção de Alunos CAP 2018