Inscrições Exército 2017 Vagas Concurso

Inscrições escola do Exército 2017 já estão abertas para participação de candidatos que vão concorrer vagas do concurso 2017/2018 realizado pela ESA – Escola de Sargentos das Armas, para cursos de formação de Sargentos do Exército. Provas do processo seletivo serão oferecidas em Organizações Militares Sede de Exames de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Natal, Fortaleza, Maceió, Manaus, Brasília e em mais 47 cidades do Brasil e em Porto Príncipe no Haiti.

ESA abre inscrições para Concurso Exercito 2017-2018

A Escola de Sargento ESA que fica em MG, iniciou o período de inscrição para processo seletivo de 1.100 candidatos que serão admitidos nos cursos de Formação de Sargentos realizado em 18 meses, de 2018 a 2019.

O curso será oferecido em dois períodos, sendo o primeiro em curso básico com duração de 34 semanas e segundo curso de qualificação que deve durar 43 semanas.

O curso básico será aplicado em 12 organizações militares situadas em RJ, MG, PE, RS, SP, MS, CE, SC e GO. Curso do período de qualificação será oferecido em apenas três estabelecimentos de ensino, sendo a ESA de Três Corações, Escola de Sargento de Logística do Rio de Janeiro e no Centro de Instrumento de Aviação do Exercito de Taubaté em São Paulo.

São 14 cursos para formação de sargentos e cinco deles serão oferecidos na Escola de Sargento das Armas. Cursos de qualificação para formação de sargentos combatentes da ESA são de Artilharia, Cavalaria, Infantaria, Comunicações e Engenharia.

Artilharia – aluno formado nessa área recebe a qualificação de combatente que dá apoio de fogo nos campos de batalha com rapidez e precisão, utilizando canhões, abuseiros, mísseis e lançadores múltiplos de foguetes. Tipo de formação – sargento artilheiro.

Engenharia – esse é um curso importante que qualifica a pessoa para atuar no campo de batalha, onde deve reparar ou destruir pontes e estradas, preparar e eliminar obstáculos, detectar minas em campo minado, instalar carga explosiva, construir pontes, ferrovias, açudes, barragens e outras obras. Tipo de formação – sargento engenheiro.

Comunicações – esse é o curso que ensina a instalar e estudar materiais de comunicações, como telefones, rádios-transmissores e computadores para as mais diversas atividades. Tipo de formação – sargento comunicante.

Infantaria – é uma arma do exército formada por um conjunto de tropas que faz combate a pé e a combate acontece em qualquer tipo de terreno, além de qualquer condição de tempo e de visibilidade e durante a sua ação o inimigo pode ser capturado ou destruído. Tipo de formação – sargento infante.

Demais cursos são : Formação de Sargento em Música, Saúde, de Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações, Aviação-Manutenção, Material Bélico/sargento mecânico de armamento, Material Bélico/mecânico operador, Material Bélico/sargento mecânico de viatura.

Podem participar dos cursos candidatos de 17 a 24 anos e até 26 anos para curso de saúde e música, que tenham concluído o ensino médio ou cursando o 3º ano, que possuem aptidão física e que não tenham qualquer doença, entre outros requisitos importantes que o candidato (homem e mulher) deve ter para participar da seleção.

Inscrições Exército 2017 vagas concurso

Estão sendo feitas no site concurso.esa.ensino.eb.br onde ficam abertas até 12/06/2017

Processo seletivo do concurso ESA

Será realizado através de exame intelectual marcado para dia 24/09/2017 e também pela valorização de títulos (diploma, certificado de curso) caso o candidato tenha, pela inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de aptidão musical. O candidato do curso de música pode escolher dois instrumentos para participar do exame. Etapa final do processo seletivo será pela revisão médica e comprovação dos requisitos.

Confira endereços de algumas das Organizações Militares Sedes de Exames onde será aplicado o exame intelectual :

-Brigada de Infantaria Motorizada – Rua Bernardo de Vasconcelos, 1090, Realengo – Rio de Janeiro;
-Comando da 1ª Região Militar – Praça Duque de Caxias, 25, Centro – Rio de Janeiro;
-Brigada de Infantaria Paraquedista – Avenida Gen Benedito da Silveira, s/n, Vila Militar – Rio de Janeiro;
-Academia Militar das Agulhas Negras de Resende  – Rodovia Presidente Dutra, Km 306;
-Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército de Niterói – Estrada Gen Eurico Gaspar Dutra, s/n, Jurujuba;
Colégio Militar do Rio de Janeiro – Rua São Francisco Xavier, 267, Tijuca;

-Comando da 4ª Região Militar de Belo Horizonte/MG – Avenida Raja Gabaglia, 450, Gutierrez;
-Escola de Sargentos das Armas de Três Corações/MG – Avenida Sete de Setembro,628, Centro;
-Batalhão de Infantaria Motorizado de Uberlândia/MG – Avenida Asp Mega, 731, Jaraguá;

-Comando da 2ª Região Militar de São Paulo – Avenida Sgt Mário Kozel Filho, 222, Ibirapuera;
-Comando de Aviação do Exército de Taubaté/SP – Estrada Municipal dos Remédios, 2135, Itaim;
-Batalhão de Infantaria Leve de Campinas/SP – Avenida Sd Passarinho,3628;

-Comando da 3ª Região Militar de Porto Alegre/RS – Rua dos Andradas, 562, Centro;
-Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis/SC – Rua Bocaiúva, 1858,
Centro;
-Comando 5ª Divisão de Exército de Curitiba/PR – Rua Valdeci dos Santos, s/n – B.Pinheirinho;
-Comando da 6ª Região Militar de Salvador/BA – Praça Duque de Caxias, s/n, Nazaré,
-Comando Militar do Planalto em Brasília/DF – Avenida do Exército, s/n, 3º Andar, Setor Militar Urbano;
-Batalhão de Infantaria de Selva de Manaus/AM – Av. São Jorge, 650, Bairro São Jorge.

Endereços das demais organizações participantes estão no Manual do Candidato Concurso ESA 2017/2018, a tabela com nomes e endereços está no final do manual.