Inscrições IFES 2020 Cursos

Participar das inscrições IFES 2020e concorra a vaga em cursos técnicos gratuitos ofertados em Vitória, Colatina, Cariacica, Linhares e demais cidades do Espírito Santo, onde ficam os campi da instituição. Estão sendo ofertadas mais de 4 mil vagas em cursos técnicos integrados, técnico concomitante, subsequente e cursos integrados Proeja, concorridos por meio de prova objetiva.



IFES abre inscrição 2020 primeiro semestre

Instituto Federal do Espírito Santo – IFES abre inscrições para cursos gratuitos 2020-1, os quais são destinados aos jovens que estão finalizando o ensino fundamental, estudantes e concluintes do ensino médio que sonham em fazer curso de nível técnico em ambiente Instituto Federal do Espírito Santo, inclusive pessoas que vão fazer a EJA médio 2020.

Os cursos ofertados pelo IFES 2020 fazem parte do Catalogo Nacional Cursos Técnicos, que são cursos autorizados e organizados pelo Mec e registrado no Sistec – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, com carga horária mínima de 800 horas, que formam profissionais para rápida inserção no mercado de trabalho.

Curso de nível técnico é uma modalidade de ensino intensiva que pode formar pessoas entre 1 ano e 4 anos de estudos. Esse tipo de curso é bem aceito pelas empresas, ainda mais se for feito em instituição de alto padrão como IFES, pois a pessoa que faz técnico aprende a profissão na teoria e na prática, com isso sai preparado para ocupar cargos que exigem maior treinamento profissional.




No IFES você encontra muitas opções de cursos técnicos que oferecem formação de 1 ano e maio e a 4 anos, são eles : Eletrotécnica, Mecatrônica, Mecânica, Eletromecânica, Agropecuária, Aquicultura, Pesca, Florestas, Meio Ambiente, Edificações, Portos, Mineração, Biotecnologia, Administração, Automação Industrial, Metalurgia, Química, Informática para Internet, Logística, Geoprocessamento, Segurança do Trabalho e mais.

Para pessoas que vão fazer a EJA nível médio 2020 há vagas para Técnico em Guia de Turismo, Metalurgia, Segurança do Trabalho e Qualificação em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Podem concorrer pessoas de 18 anos acima e que tenham o ensino fundamental completo, realizado em escola pública de modo regular, pela EJA fundamental ou através de outra modalidade.

Processo Seletivo IFES 2019-2020

Todos os candidatos interessados pelos cursos gratuitos IFES 2020, tanto cursos técnicos multipcampi quanto cursos Proeja, devem concorrer vaga através de prova objetiva, marcada para dia 01/12/2019, organizada de seguinte forma:

Candidatos dos cursos integrados e concomitantes – vão fazer prova com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Candidatos dos cursos subsequentes – prova também com 50 perguntas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Candidatos do Proeja – prova de Língua Portuguesa e Matemática e dos cursos de qualificação mais uma redação. Antes da prova os candidatos devem participar de uma palestra e depois pela análise socioeducacional, essa é feita para pontuar candidatos usando como critérios a idade, tempo de conclusão do ensino fundamental e origem escolar.




Resultado final pode ser conferido dia 11/12/2019. Quem for classificado deve fazer matricula em janeiro de 2020 conforme calendário e horário do campus. Conferir datas e documentos de matrícula no edital, disponível no site de inscrição.

Inscrições IFES 2020 Cursos

Devem ser realizadas no link abaixo de 01/10 a 03/11/2019.

Acesse informações e link para inscrição no site do Instituto Federal do Espírito Santo ifes.edu.br/ifes-divulga-cronograma-do-processo-seletivo-para-cursos-tecnicos-2