Inscrições Prouni 2018

Participe do Programa Universidade Para Todos, as inscrições Prouni 2018 estão em andamento e vc pode conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial em uma das melhores instituições privadas da educação superior. O Programa Prouni já está recebendo inscrição para processo seletivo de candidatos que desejam conseguir bolsa em curso de graduação pago no primeiro semestre 2018 e para participar é preciso preencher alguns requisitos como nível escolar e a renda familiar, em nosso site você pode conferir os critérios do programa, datas e como se inscrever no Prouni.



Inscrições Prouni 2018

Prouni – Programa Universidade Para Todos que é gerenciado pelo Ministério da Educação oferece bolsas de estudo integrais e parciais para graduação paga em todo o Brasil e podem ser concorridas pelos candidatos com o ensino médio completo que têm interesse em cursar em instituição particular mas não têm condição de bancar as despesas do curso e para cursos sequenciais para professores efetivos na rede pública de ensino que ainda não possuem a licenciatura, desde que tenham participado do Enem e que comprovem renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, exceto professor, esse não precisa comprovar renda.

É imprescindível que todos tenham participado do Enem 2017 para bolsas de estudo primeiro semestre 2018 e que tenham ficado com uma média mínima de 450 pontos na prova que não tenham tirado zero na redação. No processo seletivo será feita classificação conforme as notas do Enem, ou seja, vão preenchendo as vagas por instituição, campus, curso, turno, modalidade de vaga e renda familiar os candidatos com as maiores notas até esgotarem as vagas.




Para bolsa integral do Prouni 2018 o candidato deve fazer parte de família com renda mensal que não ultrapasse a 1 salário mínimo e meio por pessoa, mas se a renda for superior e não ultrapassa a 3 salários mínimos por pessoa, o candidato concorre vaga da categoria bolsa parcial. Então no processo seletivo serão feitas as classificações conforme a renda família – categoria bolsa integral e categoria bolsa parcial e para isso o candidato deve informar a renda no ato da inscrição e se for clamado, deve comprovar mediante documentação.

Importante verificar junto à família os valores recebidos no mês antes de se inscrever. Para saber se é candidato às bolsas do Prouni é só fazer a soma da renda familiar e dividir por cada morador, se der 3 salários mínimos ou menos, pode se inscrever no Prouni. No caso do candidato que ganha a bolsa parcial e não pode pagar a outra metade do curso, pois bolsa parcial é só para o custeio da metade da parcela do curso, pode recorrer ao Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, assim só precisa pagar essa outra metade do curso depois que terminar os estudos. Pelo Fies o aluno paga apenas os juros a cada 3 meses durante o tempo que durar o curso, saiba mais acessando o site fiesselecao.mec.gov.br.



Fazer inscrição no Prouni 2018

Faça sua inscrição pelo site siteprouni.mec.gov.br de 06 a 09 de fevereiro 2018. Podem ser feitas até duas opções de cursos, turnos e instituições e essas opções podem ser modificadas enquanto as inscrições tiverem abertas, assim que finalizarem as inscrições o sistema contará apenas a última escolha feita pelo candidato.

Notas de corte serão publicadas no segundo e terceiro dia de inscrição, com isso o candidato vai acompanhando, e se for cortado pode alterar as opções escolhidas anteriormente. Dia 14 de fevereiro sai o resultado da primeira chamada e dia 02 de março resultado da segunda e última chamada.

Candidatos que ficarem de fora podem tentar uma última chance pela lista de espera. Interessados podem se inscrever na Lista de Espera Prouni de 16 a 19 de março para preencher as vagas que sobrarem após matrículas.

Para saber quais instituições estão participando e quais cursos abriram vagas, entre no link Pesquisar Bolsas. Quem ainda não tem noção de nomes de instituições, pode pesquisar pela opção Procurar por município que vem a lista de cursos. Então clique no nome do curso que vem a lista de instituições particulares que aderiram ao Prouni 1º semestre 2018.