Inscrições SISU 2019

Estão em andamento as inscrições SISU 2019 e se você que deseja concorrer graduação gratuita pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC fique atento com o prazo, o Mec publicou data de inscrição SISU 2019 para a primeira edição onde diversas instituições públicas da educação superior de todo o país oferecem cursos gratuitos de Tecnologia e Bacharelado.

Sisu 2019 inscrições primeiro semestre

Estudantes que desejam participar do Sisu vão poder fazer inscrição a partir de 22 de janeiro 2019, desde que atendam os requisitos. Para concorrer as vagas abertas no sistema em 2019 o necessário ter feito o Enem 2018 e não ter tirado zero na redação, pois é através das notas do exame que será feito o processo seletivo e a classificação dos participantes, que vão ingressar em cursos de graduação gratuitos no primeiro semestre.

Diversas instituições públicas abriram vagas pelo Sisu 2019-1 em diferentes áreas profissionais, como : Administração, Gestão de Qualidade Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e de outras áreas, também em Gastronomia, Nutrição, Medicina, Mecânica, Eletromecânica, Agroindústria, Ciências Contábeis, Logística, Moda, Mecatrônica e muito mais, que são cursos de bacharelado e tecnologia.

Instituições que participam do SISU são institutos federais de todos os estados, institutos estaduais e universidades federais. Essas instituições costumam abrir uma parte das vagas para ser concorrida por meio do vestibular e outra parte das vagas é reservada para o Sisu, mas algumas oferecem todas as vagas abertas no ano ou por semestre apenas pelo sistema.

Inscrições SISU 2019

Serão abertas pelo site sisu.mec.gov.br dia 22 de janeiro 2019 e devem ser realizadas pelo número de inscrição e senha do Enem.

Na hora de se inscreve o candidato pode escolher até duas opções de cursos. Modificações dos cursos escolhidos podem ser feitas até dia 25 de janeiro, que é o último dia de inscrição. Não há cobrança de taxa de inscrição, já que os participantes já pagaram a taxa para realizarem o Enem.

Resultado Sisu pode ser conferido dia 28 de janeiro e matrículas de 30 de janeiro até 04 de fevereiro 2019.

Não precisa reservar documentos para fazer a inscrição, mas para matrícula precisa. Para saber quais são os documentos necessários é só entrar em contato com a instituição depois que sair o resultado. Fique atento com a documentação, se faltar algum não tem como realizar a matrícula. Candidato que escolher vaga do sistema de cotas e da opção renda mínima não pode deixar de apresentar documentos que comprovem a renda familiar, na falta desses também fica impedido de fazer a matrícula.

Informações importantes

Se você não conseguir vaga em instituição pública pelo Sisu 2019-1 porque não ficou entre os classificados, já que as vagas vão sendo ocupadas pela ordem da maior nota até que todas as vagas por instituição, turno e modalidade de concorrência, saiba que pode tentar vaga na edição Sisu-2.

Quem não conseguir vaga pelo Sisu deve saber que há outras formas de concorrência. O Mec oferece a opção Sisu para ingresso em curso gratuito e mais duas opções para ingresso em curso participar. Uma delas é o Prouni, que oferece bolsa de estudo integral e parcial. A outra é o FIES, que faz o financiamento dos estudos e o estudante paga apenas os juros enquanto tiver estudando, as parcelas do financiamento são pagas depois que acabar o curso.

Candidatos que conseguirem bolsa integral pelo Prouni não pagam nada de mensalidade, mas se for bolsa parcial paga a metade do curso. Quem não tiver condição de pagar é só se inscrever no Fies e financiar a parte que deveria bancar, assim consegue fazer o curso sem se preocupar com mensalidade.

Noticia sobre o Sisu 2019 foi publicada no Portal do Mec :portal.mec.gov.br/edital-com-as-regras-para-a-inscricao-no-sisu-e-publicado