Inscrições Ufam 2020 Vestibular

Informações para estudantes do ensino médio que vão concorrer graduação gratuita 2020 no Amazonas, está definida a data para inscrições Ufam 2020 e do processo seletivo – PSC 2020, para participação dos estudantes do projeto de avaliação seriada, que vão prestar Vestibular Ufam para ingresso nos cursos de nível superior.




Ufam abre inscrições para Vestibular 2020 PSC

São 1.800 vagas gratuitas do Projeto 2020 distribuídas nas unidades acadêmicas de Manaus, Humaitá, Coari e de mais cidades AM, que serão disputadas pelos alunos matriculados no ensino médio. Abaixo têm mais informações, acesse o confira!

Estudantes do estado do Amazonas matriculados no 3º ano do ensino médio podem se inscrever no vestibular Ufam PSC 2019 para concorrer vagas dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas de nível licenciatura e bacharelado, oferecidos nos campi Setor Norte, Setor Sul e Unidades Extras de Manaus. Também nos campi que ficam em Parintins, Benjamin Constant e Itacoatiara.

Sobre Processo Seletivo Continuo – PSC UFAM

UFAM vem oferecendo metade das suas vagas dos cursos de graduação por meio Processo Seletivo Continuo dividido em 1ª Etapa, 2ª Etapa e 3ª Etpa. Esse processo seletivo faz avaliação seriada e contínua dos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio durante três anos. Na primeira etapa podem participar os estudantes do 1º ano do ensino médio, na segunda os estudantes do 2º ano do ensino médio e na terceira fase os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio, que já e fase do vestibular.




As três etapas do processo seletivo são chamadas de projetos, que abrem inscrições uma vez por ano para a realização das provas contínuas e para o vestibular. Veja abaixo como os projetos estão divididos:

Projeto 2022 (1ª etapa) – participam os estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio em 2019 que desejam fazer prova para ir se preparando para o Vestibular Ufam e darem início aos cursos de graduação em 2022.

Projeto 2021 (2ª etapa) – nesse participam os alunos matriculados no 2º ano do ensino médio em 2019, que se inscreveram na primeira etapa em 2018, e que desejam fazer provas para ir se preparando para o Vestibular Ufam e concorrerem aos cursos de 2021.

Projeto 2020 (3ª etapa) – esse é para participação de alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em 2019, inscritas nas duas primeiras etapas do projeto, que vão iniciar graduação em 2020, no primeiro ou segundo semestre.




Então, os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio fazem as provas para se preparem e para acumular pontos para a prova final, que é prova do vestibular, etapa em que os estudantes vão disputar as vagas em cursos de graduação grátis da Universidade Federal do Amazonas.

Esse projeto da Universidade foi criado para participação continua do aluno. Quem tiver interesse em participar precisa se inscrever nas três etapas, essa e a regra do projeto, precisa se inscrever desde a primeira. O que não é obrigatório é a realização da primeira e segunda prova. Caso o aluno não compareça na primeira e nem na segunda etapa poderá sim participar da prova final do vestibular, não há impedimento.

O candidato que não comparecer para fazer as provas da 1ª e 2ª etapa fica com zero, com isso não acumulam os pontos que vão ajudar no vestibular. O aluno que começa um projeto desse precisa ter comprometimento, precisa saber que tem que ir fazer todas as provas para se dar bem, além disso tem o gasto com a taxa de inscrição que tem em cada etapa. Quem não vai no dia da prova desperdiça o dinheiro pago na taxa e ainda corre o risco de não passar no vestibular, já que as notas das provas são acumulativas.

O projeto foi criado para ajudar os alunos a passar no vestibular, que costuma ser muito difícil quando se trata de instituições públicas de âmbito federal. Notas obtidas em cada etapa de prova ficam arquivadas e quando chega na última etapa as notas das três provas são somadas. Quem fez as três provas tem muita chance de ficar no topo dos classificados.




Aluno que se inscreveu e fez as provas de 2017 e 2018 ou não, deve se inscrever no vestibular para tentar vaga nos cursos de 2020. Não deixe passar essa chance de estudar na Universidade onde vai dar início a carreira profissional.

Cursos de graduação da UFAM

Licenciatura em Pedagogia
Licenciatura em Ciências Biológicas
Bacharelado em Administração
Bacharelado Ciências Contábeis
Bacharelado em Ciências Econômicas
Bach. em Engenharia Civil
Bach. em Engenharia da Computação
Bach. em Engenharia Elétrica
Bach. em Engenharia Mecânica
Bach. em Engenharia de Alimentos
Bach. em Enfermagem
Bacharelado em Odontologia
Bacharelado em Biotecnologia
Bacharelado em em Medicina
E muitos outros

Inscrições Ufam 2020 Vestibular

Serão abertas a partir de 23 de agosto no site www.comvest.ufam.edu.br onde ficam abertas até 12 de setembro 2019. Nas inscrições podem participar todos os candidatos do 1º, 2º e 3º Projeto.




Vestibular Ufam 2020 e provas dos Projetos 2021 e 2022

A Universidade Federal do Amazonas vai aplicar as provas dia 01/12/2019. Os participantes do vestibular têm das 08h10 às 12h10 para responder a prova, composta por 54 questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, biologia, matemática, física, química, geografia e história, sendo 6 questões para cada disciplina e também devem elaborar uma redação.

Candidatos que realizarem as provas das três etapas podem obter pontuação máxima no final do processo seletivo de 450 pontos. Quem conseguir todos esses pontos fica entre os primeiros classificados.

Confira informações completas em cada edital

Edital Vestibular UFAM 2020

Edital Projeto 2022

Edital Projeto 2021