Material de Estudo Encceja 2019 Livros

Você que busca por material de estudo para o Encceja 2019 deve saber que o Inep disponibilizou o livro do estudante para ser acessado pelos candidatos que vão fazer o exame para certificação gratuita ensino médio ou fundamental, ou declaração de proficiência em uma ou mais áreas do conhecimento em 2019. Confira mais informações neste post para saber o que estudar para o Encceja.



Material de Estudo Encceja 2019

Candidatos que vão fazer inscrição para o exame Encceja 2019 precisam se preparar para a prova , e para dar início aos estudos, acesse o site www.inep.gov.br/encceja o , nele há conteúdo de estudo para o Encceja 2019.

Estando no site o candidato tem a opção de acessar o material e estudar, de baixar no computador e de imprimir o material para estudar onde estiver e a qualquer hora do dia.

As provas Encceja Ensino Médio e Ensino fundamental vão ser aplicadas dia 05 de agosto 2018 em período da manhã das 09h às 13h e no período da tarde das 13h30 às 20h30. O candidato que vai fazer prova de todas as áreas do conhecimento vai ficar o dia todo no local, já o candidato que vai fazer prova da área do conhecimento aplicada pela manhã, por exemplo, vai ficar no local em meio período.

No período da manhã vão ser aplicadas as seguintes provas :

Ciências Naturais e Matemática – Ensino Fundamental;
-Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – Ensino Médio;
– Abertura dos portões será às 8h e fechamento às 8h45.




No período da tarde vão ser aplicadas provas das seguintes áreas :

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia – Ensino Fundamental;
-Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias e suas Tecnologias – Ensino Médio;
– Abertura dos portões às 14h30 e fechamento às 15h15.

Prova Encceja 2019 o que estudar !

O exame será composto por quatro provas das áreas informadas acima e cada prova terá 30 questões de múltipla escolha mais a redação. Para passar na prova o candidato precisa ter acerto mínimo de 100 pontos em cada área do conhecimento e na redação, em uma escala de 0 a 10, obter no mínimo 5 pontos.

A redação pode ser a parte mais complicada da prova e quem tem dificuldade é melhor treinar muito. Pedir ajuda de alguém com bom conhecimento em língua portuguesa pode ser uma boa ideia, mas quem puder fazer um cursinho preparatório será inda melhor.

Para fazer uma boa redação é preciso conhecer bem a gramática – verbo, pronomes, pontuação, análise sintática e mais. Estudar sozinho pode não ser tão fácil, inda mais para quem parou de estudar há muito tempo. Então peça ajuda para interpretação da gramática, leia bastante livros, revistas e jornais e treine muito, são esses mecanismos que ajudam os estudantes que participam de grandes provas e tiram as melhores notas.




O que é avaliado na redação Encceja

A redação será corrigida por dois corretores independentes e um não vai saber da nota do outro. Cada um deles vai avaliar a proposta solicitada, limite das linhas, tamanho do texto, entre outras competências como pontuação, a escrita e a organização das palavras, coerência e outras. A nota é atribuída conforme os acertos na redação, quem for bem em tudo pode tirar a nota máxima, nota 10.

Dicas para realização da prova

O candidato precisa estar preparado no dia exame e fazer o trajeto de casa até o local de prova antes do grande dia é uma das principais prioridades para ter ideia da distância e qual transporte pegar. Essa estratégia pode evitar atraso no dia da prova e ajudar chegar no local com antecedência. Chegue no local pelo menos com 1 hora de antecedência, isso ajuda dá uma relaxada antes da prova.

Atenção também aos documentos que deve levar no dia, como o RG ou outro documento oficial com foto como CNH e se possível, o cartão de confirmação de inscrição, o qual pode ser impresso na página do candidato, e o material para fazer a prova. É aceitável que o candidato esteja portando caneta esferográfica transparente e de tinta preta. Então será permitido entrar na sala só com o documento e a caneta, não pode levar mais nada.




Na hora de responder a questões seja mais paciente, leia com atenção as perguntas e vai descartando respostas incorretas, isso ajuda a escolher a resposta correta. Fique atento na hora de marcar o cartão resposta, ele é o principal da prova e não pode ter erros, rasuras e o campo de marcação deve estar completamente preenchido.

Resultado Encceja 2019

Será publicado em outubro 2019 no site do Inep. Resultados individuais podem ser acessados no site do Inep/Encceja – página do participante. As Secretarias da educação e institutos federais podem ter acesso aso resultados para a impressão dos certificados e das declarações dos participantes aprovados no Encceja 2019.

Links importantes sobre o Encceja 2019

portal.inep.gov.br – informações sobre o Encceja 2019

portal.inep.gov.br/educacao-basica/encceja/materiais para estudo encceja

enccejanacional.inep.gov.br/encceja/loginParticipante – entre com o CPF e senha

Quem tiver alguma dúvida sobre o Encceja pode ligar no número 0800 61 61 61.