Matricula Rio 2019 Escolas Municipais

Atenção para a abertura da matrícula Rio 2019 Escolas Municipais, alunos que estudam na rede e desejam mudar de escola e novos alunos que não fazem parte da rede, podendo ser alunos vindos de outras redes e as crianças que vão ingressar pela primeira na rede logo mais podem fazer inscrição online, para reserva de vaga nas creches, EDIs e escolas do ensino fundamental, no ano letivo 2019. Inscrições abertas são para reserva de vagas para alunos com deficiência.




Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro divulgou o calendário de matrícula 2019 de novos alunos que vão ingressar em escolas municipais em 2019 e de transferência de alunos que desejam mudar de escola, sendo alunos de creche, pré-escola, ensino fundamental e EJA.

Para ingresso na Creche – a criança deve ter idade mínima de 6 meses e máxima de 3 anos e 11 meses.

Para ingresso na Pré-escola – crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Para ingresso no ensino fundamental regular – idade a partir de 6 anos.

EJA – Educação Jovens e Adultos – pessoas com idade a partir de 17 anos.

O EJA é uma modalidade ensino volta para as pessoas que estão fora da escola porque não puderam estudar no tempo certo e para alunos que estão com idade avançada para continuar no ensino regular. Por isso a idade mínima permitida para ingressar na rede é 17 anos.

Matricula Rio 2019 Escola Municipal

Cadastro de novos alunos e transferência de alunos da rede municipal Rio de Janeiro deve ser feito de novembro 2018 a janeiro 2019, no site matricula.rio/2018.



Calendário de Matrícula Rio

Cadastro novos alunos para acesso a educação especial e para reserva de vagas em creche – inscrições de 22 a 28/11. Transferência das crianças de creches também é feita na mesma data.

Cadastro para reserva de vagas na pré-escola, ensino fundamental e EJA – inscrição deve ser feita de 17 a 22/01. Transferências de alunos ocorrem de 08 a 11/01.

Cadastro para acesso ao qualquer série do ensino fundamental e EJA fundamental – inscrições de 29/11 a 12/12/2017.

Resultado do pedido de vaga e de transferência interna de alunos será publico no mesmo site, em diferentes datas. Confira datas abaixo :

Crianças de creche – resultado do pedido de transferência será publicado dia 04/12 e novos alunos dia 16/12;
Pré-escola, ensino fundamental e Educação Jovens e Adultos – resultado do pedido de vaga para estudar pela modalidade EJA sai no momento da inscrição. O mesmo serve para novos alunos e para os alunos que fizerem o pedido de transferência.

Informações importantes

Para alunos matriculados na rede com idade de defasagem há meios para acelerar os estudos. Alunos de 15 anos que estão cursando qualquer série do ensino fundamental podem optar pela Educação Jovens e Adultos. Nesse caso, como é opcional, os pais devem autorizar seu filho para que ele possa fazer o EJA.

Mas alunos com idade avançada para permanecer no ensino fundamental regular, nascidos até 31/12/2002 (16 anos) devem ir direto para o EJA em 2019. Mas se o aluno for fazer o 9º ano em 2019 pode optar em permanecer no ano regular ou ir para o EJA.




Para os alunos que passaram da idade de ingressar no 1º ano do ensino fundamental e alunos que já estudam mas ainda não estão alfabetizados ou não estão conseguindo acompanhar seus colegas, há projetos de reforço escolar que são projetos de realfabetização e aceleração que sevem para avaliar o aluno.

Dicas e opinião do blog

Defasagem do aluno na escola pode ser por vários motivos. Um dos motivos da defasagem é porque o responsável fez matricula do filho com uma no de atraso, nesse caso ele entrou na escola um pouco mais velho por isso está mais atrasados do que outras crianças, mas, há casos especiais que devem ser observados pelos pais e professores, esses devem observar o comportamento do aluno em casa e na escola.

Há pessoas que costumam dizer que a criança ou jovem não aprende por que é burro “ Ta na escola para que? Não aprende nada!”. Quando o aluno não consegue aprender os pais devem procurar sinais que indiquem a dificuldade de aprender, para isso deve fazer primeiro um exame de vista, pois o aluno pode não enxergar direito ou até mesmo não enxerga de olho.

Outros fatores são transtornos e distúrbios mentais que só podem ser detectados por um profissional, como por exemplo, a Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção. Para saber é necessário procurar o especialista. Para passar com o especialista o aluno deve passar primeiro com um pediatra ou clínico geral, que ele o encaminha. Quem não souber onde ir ou quem procurar, peça ajuda ao professor.

Para conferir todas as informações importantes sobre matrículas RJ 2019 escolas municipais, acesse os links que estão no topo da página do mesmo site de matrícula, inclusive as Regras de Matrículas. Lista com nomes das escolas está no link Relação de EDIS e Escolas.