PM Bahia inscrição Concurso 2017-2018

Homens e mulheres do estado da Bahia  vão poder entrar para a PM BA 2017 e fazer parte do quadro de Praça da Policia Militar como saldados formados, para atuarem em unidades da capital salvador e do interior. Os interessados devem fazer inscrição para participar do Concurso PM 2017-2018, aberto em sete cidades da Bahia para seleção de 2 mil pessoas que vão dar início ao curso em 2018 no Instituto de Ensino e Pesquisa da PM BA.

PM Bahia abre inscrições para Concurso 2017-2018

As vagas abertas são para lotação de soldados nas Unidades Subordinadas ao Comando de Operações Policiais Militares (BPM, CIPM) localizadas no Pelourinho, Comércio, Barbalho, Brotas, Ondina, Barra, Pituba, Cajazeira em Salvador e na Região Metropolitana que é formada por 13 cidades, incluindo Camaçari, Dias D’avila, Simões Filho, Lauro de Freitas e para lotação nas unidades do interior da Bahia.

Cidades do interior da Bahia onde há vagas disponíveis para serem preenchidas por meio do Concurso PM BA, são : Vitória da Conquista, Itapetinga, Livramento de Nossas Senhora, Eduardo Magalhães, Santa Maria da Vitória, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Itabuna, Valença, Feira de Santana e mais.

O concurso será realizado em apenas sete cidades incluindo Salvador, para a seleção e classificação de pessoas que vão preencher as vagas das unidades CIPM – Companhias Independentes da Polícia Militar e BPM – Batalhão da Polícia Militar, localizadas nas cidades mencionadas acima e outras.

Para participar do processo seletivo o candidato deve preencher vários requisitos, como : estatura mínima (1,60 homem e 1,55 mulher), possuir aptidão física e mental para exercer o cargo de saldado, ser habilitado, está em dia com suas obrigações como cidadão e ter os documentos completos. Todos devem ter o ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos. Idade máxima é de 30 anos, 11 meses e 29 dias até o dia da matrícula.

Inscrição PM Bahia Concurso 2017-2018

Acontece no site www.ibfc.org.br/concurso até 19 de junho 2017. Taxa de inscrição no valor de R$ 70 pode ser paga até o dia 20 de junho. Inscrições aprovadas serão publicadas dia 27 de junho no mesmo site e quem tiver o nome na lista poderá participar das provas.

Provas que vão selecionar os alunos soldados serão formadas com 30 questões de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos. Nas provas vão cair assuntos de língua portuguesa, matemática, história e geografia do Brasil, atualidades (assuntos atuais nacionais e internacionais), noções de direito constitucional, noções de direito humanos, noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de igualdade racial e de gênero, noções de direito penal e militar. Também terá uma prova discursiva (redação) que tem o valor máximo de 100 pontos.

Candidatos que passarem nas provas objetivas e discursiva estarão aptos para a próxima etapa de seleção. Os convocados devem fazer os exames pré- admissionais, sendo eles : avaliação psicológica, exames odontológicos, teste de aptidão física e também avaliação da documentação e investigação social. Só serão chamados para matrículas dentro o número de vagas, os participantes classificados em todas as etapas do concurso.

Cronograma do processo seletivo PM Bahia 2017

Provas serão aplicadas dia 06/08/2017
Publicações dos gabaritos e das questões dia 07/08/2017
Resultado final Concurso PM BA 2017-2018 em 29/09/2017
Convocações para a realizações dos exames serão feitas posteriormente no Diário Oficial do Estado da Bahia
Matrículas dos 2 mil alunos serão feitas em 28/02/ 2018